Arqueólogos se surpreendem com grafite de 1700 anos com xingamento a soldado romano

Imagem/Vindolanda Trust
Imagem/Vindolanda Trust

Se você acha que xingar os outros é um privilégio do homem moderno, você está muito enganado. Pesquisadores e historiadores ficaram surpresos com o que leram ao decifrarem antigos grafites romanos esculpidos em pedra, perto da Muralha de Adriano, uma fortificação construída no norte da Inglaterra.

+Amaury Nunes se pronuncia após separação de Karina Bacchi: “Não façam julgamentos”

+ A ponte suspensa mais longa do mundo é inaugurada na República Tcheca

+ Página do Facebook faz sucesso com imagens estranhas: você vai ter que olhar duas vezes

+ Comunidade online celebra trabalhos manuais que deram errado, porque o importante é tentar

A escultura, com um falo gigante, mostra uma disputa histórica entre dois soldados romanos. A pedra apresenta palavras escritas sobre alguém chamado Secundinus. Especialistas em epigrafia romana reconheceram a mensagem como um abreviação das palavras “Secundinus cacator”, que em português  seria algo como “Secundinus, o cagador”.

Andrew Birley, diretor de escavações do Vindolanda Trust, instituição de preservação da memória romana, falou sobre a incrível descoberta: “O autor claramente teve um grande problema com Secundinus e, estava confiante o suficiente para anunciar seus pensamentos publicamente em uma pedra”.

Historiadores acreditam que a inscrição tenha mais de 1700 anos, “A recuperação de uma inscrição, uma mensagem direta do passado, é sempre um grande acontecimento em uma escavação, mas esta, realmente nos surpreendeu,” contou Birley. E, continuou, “Isso mostra que algo tão infantil quanto o grafite já acontecia naquela época e espero que agora possamos encontrar uma resposta de Secundinus.”

A pedra foi descoberta por Dylan Herbert,  um arqueólogo amador, em 19 de Maio e agora está sendo limpa em um laboratório, por especialistas. A peça será exposta no ano que vem no Museu de Vindolanda .

 

 

Back to top